domingo, 17 de março de 2024

Aula sobre o 25 de abril

Este ano, comemora-se o 50º aniversário da revolução do 25 de abril.

Para assinalar esta data tão significativa da história de Portugal, decorrerão por todo o país inúmeras iniciativas. A Escola de Vila Maior não se alheou da data e convidou o Sr. Prof. Manuel Mouro  para vir dar uma aula aos nossos alunos sobre a "Revolução dos Cravos".

No dia 6 de março, os alunos tiveram oportunidade de ouvir o Sr. Prof. Mouro que falou detalhadamente sobre este acontecimento que tanta influência teve na vida dos portugueses, nas últimas décadas.

Foi feita uma exposição pormenorizada sobre como era a vida durante o Estado Novo, a Guerra do Ultramar, as colónias ultramarinas, a Pide e a censura, etc.

Depois falou dos capitães de Abril e das mudanças políticas e sociais que a revolução trouxe.

Deu-nos a conhecer um livro da sua autoria " Vila Maior, Tempos e Memórias" onde estão recolhidos os nomes dos soldados da freguesia de Vila Maior que combateram na guerra do Ultramar.

Foi uma aula muito interessante e enriquecedora.

Partes da aula serão incluídas num pequeno vídeo que estamos a preparar sobre o mesmo assunto e que terá por título "O poder da coragem e da esperança".

Os alunos e professoras agradecem ao Sr. Prof. Mouro a sua generosidade, esperando que os nossos alunos fiquem sensibilizados para o valor da democracia e  venham a tornar-se cidadãos participativos e responsáveis.






Sem comentários:

Enviar um comentário